A.R.L.S. Francis Bacon

Nº 2610

Tradição e Memória

Nossa História

Conheça a trajetória e os marcos fundamentais da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Francis Bacon nº 2610, desde sua fundação até os dias atuais.

Foundation
1990

Fundação

A Loja Francis Bacon foi fundada no dia 3 de julho de 1.990, em uma reunião no Templo Provisório existente na ala administrativa superior do Grande Oriente do Estado de Goiás.

for_you
1990

Presentes

Estavam presentes 29 maçons, dentre os quais muitos Mestres Instalados, incluindo o Ir.: José Gonçalves Monteiro, Delegado do Rito Adhoniramita em Goiás e o Ir.: Mauro Marcondes da Costa, então Grão-Mestre Adjunto. O Ir.: Jorge Francisco da Paixão estava presente, mas não pôde assinar a ata de fundação, por estar ainda no Grau de Companheiro.

Contract_edit
1990

Trecho da Ata de Fundação

“O Ir.: Arsênio Neiva Costa, responsável pela convocação da reunião em curso, assumiu a condução da reunião e expôs aos presentes que o motivo da convocação da Assembleia de Maçons era a reunião de mentes afins, de Irmãos Maçons que pretendiam orientar uma Loja Maçônica para o carril ideal da filosofia, do esoterismo, da ciência, das artes, conduzindo os Irmãos a um posicionamento mais místico dentro da Maçonaria, sendo que para isto seria necessário a fundação de uma Loja que abrigasse esses Irmãos com os mesmos ideais”

Candle
1990

Rito escolhido

A fundação da Loja e a escolha do Rito Adonhiramita foram aprovados por unanimidade.

Cognition_2
1990

Escolha do nome

Foram sugeridos vários nomes para a nova Loja e, à votação, venceu o nome “Francis Bacon”, sugerido pelo Ir.: Fausto Rodrigues Valle, que defendeu a proposta, discorrendo sobre a vida do escritor, filósofo, místico e grande maçom do passado. Outros nomes sugeridos foram: “Sabedoria de Salomão”, “Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho)”, “Filosofia, Ciência e Artes”, “Mãos Postas”, “Alferes Tiradentes”.

clock_arrow_down
1990

Diretoria Provisória

A Diretoria Provisória, eleita por aclamação, foi constituída pelos seguintes Irmãos: Venerável: Fausto Rodrigues Valle; 1º Vigilante: Valfredo de Oliveira Costa; 2º Vigilante: Mario Fernando Camozzi; Orador: Lacordaire Vieira da Silva; Secretário: Antônio Barbosa Nogueira; Tesoureiro: Nildo Cavalcante; Chanceler: Edson Ferreira Silva; Cobridor: Paulo Alberto do Nascimento; Mestre de Cerimônias: Arsênio Neiva Costa; Mestre de Harmonia: Ademir Meireles.

Looks_one
1991

Primeira Diretoria

Um ano depois foi eleita a primeira Diretoria, sendo que a maioria desses Irmãos continuaram ocupando os mesmos cargos.

Cheer
1991

Sessão de regularização

A Sessão de Regularização deu-se no dia 6 de março de 1991. A Comissão de Regularização foi composta pelos IIr.: Mauro Marcondes da Costa (Presidente), Joaquim Tomé de Souza (1º Vigilante), Eduardo Veríssimo (2º Vigilante). José Gonçalves Monteiro (Orador) e José Ferreira de Souza (Secretário). Em seguida à Sessão de Regularização, com a presença de grande número de Autoridades e 23 Irmãos Visitantes, teve lugar a Primeira Sessão Regular da Loja, dirigida pelo Venerável Mestre eleito.